Metodologia

Nosso Trabalho
A dependência química é uma doença primária, crônica, progressiva e de conseqüência fatal.

O ser humano pode resgatar sua vida independente do ponto em que tenha chegado, a desintoxicação pode ser – e na maioria dos casos é – feita sem acompanhamento de remédios. Em alguns casos o acompanhamento medicamentoso é necessário devido alguns sintomas ou outras doenças causadas pela exposição contínua a drogas psicoativas.

Acreditamos que fundamentalmente o dependente deve ser conscientizado. Aceitar sua condição e os aspectos da doença, para depois ser motivado para uma vida sem o abuso ou uso indevido de substâncias psicoativas, vida esta onde estará preparado para conviver com a realidade da recuperação, e consciente de que a reconquista dos valores perdidos será progressiva, assim como a própria crise, que o levou à internação e foi construída ao longo de anos usando drogas psicoativas.

Para isso, mantemos uma equipe multidisciplinar em ambiente adequado para recuperação física, mental e emocional de nossos clientes. Temos uma proposta que atende a necessidade da família, respeitando o fato de que a caminhada para ajudar um dependente é longa, e na maioria dos casos causando prejuízos graves emocionais e financeiros na vida de todos envolvidos.
Nossa equipe multidisciplinar conta com psicopedagoga e sexóloga, consultores, terapeutas, e mediante avaliação da equipe pode ocorrer atendimento psiquiátrico.
Nossos consultores em dependência química atuarão de forma a romper toda negação costumeira do dependente por intermédio da empatia e exemplo em recuperação.

O tratamento psicológico é preferencialmente em grupo, mediante à avaliação da necessidade do atendimento individual. Havendo a necessidade, são feitas em 12 sessões conhecidas como Terapia Breve, onde são priorizadas situações emergenciais.

Nosso atendimento psicopedagógico tem como objetivo uma abordagem terapêutica e de caráter de avaliação interna de nossa entidade, sendo em grupos e quando necessário com atendimento individual. Este trabalho visa abordar nossos clientes de forma holística, e determinar possíveis dificuldades que podem ser apresentadas na recuperação.

Utilizamos Técnicas como a Janela de Johari com exercícios e dinâmicas específicos, tentamos o resgate da criança interior com dinâmicas e grupos, além de técnicas e grupos de assertividade, os Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, com exercícios e também em grupos. Além do “T.R.E.” Terapia Racional Emotiva. Mantemos tratamento holístico e para os interessados com Reiki e abordagem terapêutica com a técnica conhecida como Dianética.

Motivamos ao pensamento filosófico e uma revisão moral de fato da sua visão sobre as conseqüências da vida, e da perspectiva da eternidade da alma. Temos também a Laborterapia como o cultivo de horta e atividades domésticas para o asseio próprio.